Geosuave!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Trabalho de campo na Caverna do Diabo, no Parque Estadual do Jacupiranga

A Caverna, cujo nome oficial é Gruta da Tapagem, fica no Parque Estadual do Jacupiranga, ao lado do PETAR (Parque Estadual e Turístico do Alto Ribeira), e é o destaque do que os guias locais chamam de "Circuito Disneylândia", uma série de atrativos familiares que pessoas de todas as idades, até sem preparo físico adequado, podem desfrutar. Saindo do centro de Iporanga, são 32 quilômetros -após atravessar a ponte sobre o Rio Ribeira- até a estrada que leva à Caverna; dali são mais uns três quilômetros. O ingresso custa R$ 5,00 por pessoa, com direito a visita guiada. Após deixar o carro no estacionamento há um percurso -feito a pé, no meio a Mata Atlântica- de 300 metros até a entrada da caverna.


O interior da caverna é iluminado artificialmente (um pecado para os espeleólogos), o que realça a incrível beleza do local. Dos três quilômetros de extensão, somente é possível percorrer aproximadamente 400 metros, mas mesmo nesse percurso é possível observar estalactites, estalagmites, cascatas de calcita e outras formações que decoram os imensos salões da caverna. Há, também, formações bastante curiosas, batizadas pela sua semelhança com seres reais ou imaginários: a figura do diabo, cabeças de coruja, alpinistas escalando montanhas e muitas outras.


Nosso amigo internauta Rogério nos enviou algumas fotos do local onde foi realizado o trabalho de campo em meados de 2009, não participei do trabalho mas pude pesquisar e recomendar é um atrativo para estudar cavernas e suas curiosidade.



Como chegar

Pela BR 116 (Rodovia Regis Bittencourt) são 215 quilômetros, contados a partir da interseção da Av. Prof. Francisco Morato com a Marginal Pinheiros, até Jacupiranga. Dali mais 95 quilômetros, passando por Eldorado, até a cidade de Iporanga. Até a entrada da Caverna do Diabo as condições das estradas são razoáveis; depois são mais 32 quilômetros até Iporanga onde há irregularidades e bastantes defeitos na pista; é bom desacelerar e dirigir com cuidado.






quarta-feira, 19 de maio de 2010

Origem dos nomes dos Estados do Brasil.



  1. Acre: Vem de áquiri, touca de penas usada pelos índios munducurus.
  2. Alagoas: O nome é derivado dos numerosos lagos e rios que caracterizam o litoral alagoano.
  3. Amapá: Segundo a tradição, o nome teria vindo do nheengatu - língua geral da Amazônia, uma espécie de dialeto tupi-jesuitico significando "terra que acaba" ou "ilha".
  4. Amazonas: Nome de mulheres guerreiras que teriam sido vistas pelo espanhol Orellana ao desbravar o rio. Para Lokotsch, vem de amasuru, que significa águias retumbantes.
  5. Bahia: O nome foi dado pelos descobridores em função de sua grande enseada.
  6. Ceará: Vem de siará, canto da jandaia, uma espécie de papagaio.
  7. Distrito Federal: Significa, aquele que provem de terras brasileiras. Nome sugerido por José Bonifácio em 1823 em memorial encaminhado à Assembléia Geral Constituinte do Império.
  8. Espírito Santo: Denominação dada pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho que ali desembarcou em 1535, num domingo dedicado ao Espírito Santo.
  9. Goiás: Do tupi, gwa ya, nome dos índios guaiás, gente semelhante, igual.
  10. Maranhão: Do tupi, mba'ra, mar, e nã, corrente, rio que semelha o mar, primeiro nome dado ao rio Amazonas.
  11. Mato Grosso: O nome designa uma região com margens cobertas de espessas florestas, segundo antigos documentos.
  12. Mato Grosso do Sul: Foi decida a separação do estado de Mato Grosso em 1977 e efetivada em 1979 para melhor administrar e desenvolver uma região tão extensa.
  13. Minas Gerais: O nome deve-se às muitas minas de ouro espalhadas por quase todo o estado.
  14. Pará: Do tupi, pa'ra, que significa mar, designação do braço direito do Amazonas, engrossado pelas águas do Tocantins.
  15. Paraíba: Do tupi, pa'ra, rio, e a'iba, ruim, impraticável.
  16. Paraná: Do guarani pa'ra, mar, e nã, semelhante, rio grande, semelhante ao mar.
  17. Pernambuco: Do tupi, para'nã, rio caudaloso, e pu'ka, gerúndio de pug., rebentar, estourar. Relativo ao furo ou entrada formado pela junção dos rios Beberibe e Capibaribe.
  18. Piauí: Do tupi, pi'au, piau, nome genérico de vários peixes nordestinos. Piauí é o rio dos piaus.
  19. Rio de Janeiro: O nome deve-se a um equívoco: Martim Afonso de Souza descobriu a enseada a 1º de janeiro de 1532 e a confundiu com um grande rio.
  20. Rio Grande do Norte: Derivado do rio Potengi, em oposição a algum rio pequeno, próximo, ou ao estado do Sul.
  21. Rio Grande do Sul: Primeiramente conhecido como Rio Grande de São Pedro. A Barra do Rio Grande de São Pedro, foi um ponto geográfico estratégico para a fixação do domínio lusitano no sul do país. Local ideal para que lá se instalasse um reduto militar com acesso marítimo ao interior pelo canal Rio Grande que liga a lagoa dos Patos ao oceano.
  22. Rondônia: O nome do estado é uma homenagem ao marechal Rondon.
  23. Roraima: Nome indígena local que significa serra verde ou monte verde. A palavra é formada pela junção de "roro" ou "rora" (verde) com "imã" (serra ou monte).
  24. Santa Catarina: Nome dado por Francisco Dias Velho a uma igreja construída no local sob a invocação daquela santa.
  25. São Paulo: Denominação da igreja construída ali, pelos jesuítas, em 1554 e inaugurada a 25 de janeiro, dia da conversão do santo.
  26. Sergipe: Do tupi, si'ri ü pe, no rio dos siris, primitivo nome do rio junto à barra da capitania.
  27. Tocantins: Nome de tribo indígena que habitou as margens do rio. É palavra tupi que significa bico de tucano.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Acidente do Golfo do México serve como alerta para o pré-sal...

O enorme vazamento de petróleo da plataforma Deepwater Horizon, operada pela BP no Golfo do México, que afundou em 22 de abril, ainda não chega a ser o maior desastre ambiental já ocorrido nesse setor, mas está se mostrando o mais difícil de conter.

O vazamento já passa de 16 milhões de litros de petróleo bruto, mas os técnicos admitem que não têm condições de avaliar a quanto pode chegar o volume. Os custos para barrar o avanço da vasta mancha negra são calculados, por enquanto, em US$ 350 milhões.

O cientista Villy Kourafalou, da Universidade de Miami, citado pela revista Newsweek (10/5), por exemplo, disse que as novas tecnologias existentes eram tidas como capazes de assegurar que novos vazamentos na exploração de petróleo não mais ocorreriam. Isso, comentou ele, parece agora demasiadamente otimista. O fato é que, depois do acidente do Golfo do México, todos os sistemas técnicos de segurança das plataformas, bem como os procedimentos adotados, devem passar por uma reavaliação.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Eleitores têm até sexta para solicitar título de eleitor ou transferência de domicílio pela web



Eleitores têm até sexta-feira (30) para solicitarem o título eleitoral ou a transferência de domicílio via internet, pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após fazer o pedido, é preciso comparecer a um cartório eleitoral, posto ou central de atendimento, no prazo de até cinco dias, para a retirada do documento.

O primeiro passo para fazer o pedido é acessar o link Título Net, na página do Tribunal Superior Eleitoral. Em seguida, clicar em "Novo requerimento", que fica na parte inferior esquerda da tela. Depois, preencher as informações solicitadas pela página (como "nome", "nome dos pais", "data de nascimento") e clicar em "Confirmar".

terça-feira, 27 de abril de 2010

Repúblicas Socialistas Soviéticas

Wind of Change é um disco single de 1990 gravado pela banda alemã Scorpions. A balada foi escrita por Klaus Meine, inspirando-se nos "ventos de mudança" que atingiam a Europa, com a Guerra Fria terminando, o fim da União Soviética e a queda do Muro de Berlim. A música foi lançada no álbum Crazy World em 1990, e regravada nos discos recentes Moment of Glory que teve participação da Filarmónica de Berlim no disco Acústico em 2001.
A banda também gravou uma versão em russo dessa canção, sob o título Ветер Перемен (Veter Peremen) e outra versão em espanhol chamada Vientos de Cambio.
A canção é o décimo single mais vendido em todos os tempos na Alemanha. O Gorky Central Park de Cultura e Lazer é um parque monumental em Moscou em homenagem aos escritor Máximo Gorky.
A letra celebra as
mudanças políticas ocorridas no Leste Europeu naquela época - como as discussões políticas que levaram a queda do Muro de Berlim, e o retorno da democracia nos países que faziam parte da bloco socialista sob a liderança da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, e o iminente abrandamento e colapso final da Guerra Fria.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

A História das Coisas - Versão Brasileira

Este vídeo foi sugerido por Alexandre Brito, amigo de faculdade por sinal muito inteligente. Sugiro que vejam.

Este é aquele programa que nosso grupo tentou simular um eclipse lunar em um trabalho da professora Daniela. Download em http://www.stellarium.org/pt/


Ideal para aulas interativas com recursos áudios visuais.

Flavio Jonny recomenta.


http://www.stellarium.org/pt/
Stellarium é um planetário de código aberto para o seu computador. Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio.
Ele também tem sido usado em projetores de planetários. Basta ajustar as coordenadas geográficas e começar a observar o céu!

visualização

* grades equatorial e azimutal
* estrelas cintilantes
* estrelas cadentes
* simulação de eclipses
* terrenos personalizáveis, com projeções panorâmica e esférica

domingo, 25 de abril de 2010

Trabalho de campo Rio de Janeiro - UNICASTELO


Neste dia imagino que foi sensacional, mas não foi possível acompanhar o grupo no trabalho de campo por motivos de força maior, mas nosso amigo Rogério de Moura nos enviou algumas fotos.

Referente: trabalho de campo – UNICASTELO – 6ºs de geografia 2009



O Cristo Redentor é um monumento de Jesus Cristo localizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Está localizado no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. De seus 38 metros, oito estão no pedestal. Foi inaugurado às 19h 15min do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais reconhecidos internacionalmente do Rio e do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. O Guiness World Records, versão atualizada de 2009, considera o Cristo Redentor a maior estátua de Cristo.

Samuel – codinome bigode um típico malandro carioca... Fala muito...

sábado, 24 de abril de 2010



Trailer do filme "Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá". Mais novo filme do cineasta Silvio Tendler, premiado com o Candango de Melhor Filme Segundo Juri Popular no Festival de Brasilia de 2006.


Trabalho de campo em aldeia indígena no litoral note próximo a Boracéia... (2009).




A Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária é realizada em memória dos 19 companheiros assassinados no Massacre de Eldorado de Carajás, durante operação da Polícia Militar, no município de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996. O dia 17 de abril, data do massacre que teve repercussão internacional, tornou-se o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.

Depois de 14 anos, o país ainda não resolveu os problemas dos pobres do campo, que continuam sendo alvo da violência dos fazendeiros e da impunidade da justiça. Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), foram assassinados 1.546 trabalhadores rurais entre 1985 e 2009. Em 2009, foram 25 mortos pelo latifúndio. Do total de conflitos, só 85 foram julgadas até hoje, tendo sido condenados 71 executores dos crimes e absolvidos 49 e condenados somente 19 mandantes, dos quais nenhum se encontra preso.


Assentamentos judeus na Faixa de Gaza



A Faixa de Gaza, uma das extensões de terra mais densamente povoadas do mundo, abriga mais de 1,4 milhão de palestinos.

Desse total, 33% vivem em acampamentos de refugiados patrocinados pela ONU.

A Faixa de Gaza também tem 8 mil colonos judeus.

O Parlamento de Israel aprovou um plano de retirada que tem o objetivo de evacuar todos os assentamentos israelenses e as forças de segurança do local.

Segundo o plano, Israel manteria o controle das fronteiras, dos portos e do espaço aéreo.

Entenda o confronto Israel x Palestina

sexta-feira, 23 de abril de 2010



Vulcão em geleira dá sinais de nova erupção na Islândia
Centenas de pessoas tiveram que ser removidas depois de sinais de uma segunda erupção de um vulcão na Islândia. O vulcão, que já havia entrado em erupção no mês passado, lançou fumaça preta e vapor no ar, e causou o derretimento parcial de uma geleira.

Uma nuvem de fumaça foi vista saindo de uma cratera localizada abaixo de cerca de 200 metros de gelo.
O local fica perto da primeira erupção, que só terminou na segunda-feira.
O vulcão estava inativo havia mais de 200 anos.








Equações do 2° Grau ?

Forte São João – Bertioga - SP



O forte são João está localizado em Bertioga-sp, no parque dos Tupiniquins é o primeiro forte construído no Brasil em 1532 de grande importância histórica, pois foi de Bertioga que partiu a esquadra de Estácio de Sá para a fundação da cidade do Rio de janeiro.

Capitanias Hereditárias - iPED



http://www.iped.com.br/ambiental

Einstein - Teoria da Relatividade

terça-feira, 13 de abril de 2010

Placas Tectônicas

Por que no Brasil não tem terremotos?


segunda-feira, 12 de abril de 2010

O lixo...



Devemos sempre orientar pessoas que o lixo deve ter local apropriado para o descarte.

LIXO: PROBLEMAS, ALTERNATIVAS E OPORTUNIDADES Lixo, saiba mais...

Flavio

EQUINÓCIO E AS GRANDES MARÉS; ALINHAMENTO TERRA-MARTE-SOL




Professores de Geografia poderão utilizar esta animação em sala de aula para ajudar o aluno entender os mecanismos e sistemas que envolvem nosso planeta.

Flavio

Monorail movido a pedal é uma proposta ecológica para o trânsito...




O Shweeb é uma nova proposta para o trânsito em grandes cidade e acho que o melhor jeito de descrevê-lo é como uma mistura de bicicleta com monorail com uma pitada de ficção científica que promete ser um meio de transporte rápido e 100% ecológico.

O Shweeb já existe em um parque na Nova Zelândia (vídeo), mas a ideia aqui seria criar trilhos que ligam pontos-chave de cidades para evitar engarrafamentos, poluição e problema com vagas. Por ser um veículo fechado, aerodinâmico e com rodinhas especiais em um trilho, os inventores dizem que andar de Shweeb cansa a metade do que uma bicicleta de corrida comum e um terço de uma mountain bike, o que pode ajudar a diminuir a preguiça das pessoas em gastarem um pouco de energia. E você ainda pode dirigir falando ao celular!

É claro que só de olhar para a proposta podemos ver milhares de falhas, já que não é possível ultrapassar, nem deve ser muito interessante usar um veículo em que algum acabou de suar para chegar no trabalho, entre outras. Mas como é só um conceito, não podemos tirar o mérito da inovação da ideia ecológica e a partir daí aposto que surgirão milhares de soluções para transformar o Shweeb em algo viável, nem que seja para usos restritos, como dentro de empresas, fábricas ou universidades. Alguém aí tem uma sugestão boa?

Na minha humilde opinião poderia ser elétrico... (Flavio)

Bateu saudade de quando eu tinha 16...

Esta Tarde - Os Paralamas do Sucesso

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Espaçonave Terra


Tsunami



Soluções para escritório...