Trabalho de campo na Caverna do Diabo, no Parque Estadual do Jacupiranga
A Caverna, cujo nome oficial é Gruta da Tapagem, fica no Parque Estadual do Jacupiranga, ao lado do PETAR (Parque Estadual e Turístico do Alto Ribeira), e é o destaque do que os guias locais chamam de "Circuito Disneylândia", uma série de atrativos familiares que pessoas de todas as idades, até sem preparo físico adequado, podem desfrutar. Saindo do centro de Iporanga, são 32 quilômetros -após atravessar a ponte sobre o Rio Ribeira- até a estrada que leva à Caverna; dali são mais uns três quilômetros. O ingresso custa R$ 5,00 por pessoa, com direito a visita guiada. Após deixar o carro no estacionamento há um percurso -feito a pé, no meio a Mata Atlântica- de 300 metros até a entrada da caverna.
O interior da caverna é iluminado artificialmente (um pecado para os espeleólogos), o que realça a incrível beleza do local. Dos três quilômetros de extensão, somente é possível percorrer aproximadamente 400 metros, mas mesmo nesse percurso é possível observar estalactites, estalagmites, cascatas de calcita e outras formações que decoram os imensos salões da caverna. Há, também, formações bastante curiosas, batizadas pela sua semelhança com seres reais ou imaginários: a figura do diabo, cabeças de coruja, alpinistas escalando montanhas e muitas outras.
Nosso amigo internauta Rogério nos enviou algumas fotos do local onde foi realizado o trabalho de campo em meados de 2009, não participei do trabalho mas pude pesquisar e recomendar é um atrativo para estudar cavernas e suas curiosidade.
Como chegar
Pela BR 116 (Rodovia Regis Bittencourt) são 215 quilômetros, contados a partir da interseção da Av. Prof. Francisco Morato com a Marginal Pinheiros, até Jacupiranga. Dali mais 95 quilômetros, passando por Eldorado, até a cidade de Iporanga. Até a entrada da Caverna do Diabo as condições das estradas são razoáveis; depois são mais 32 quilômetros até Iporanga onde há irregularidades e bastantes defeitos na pista; é bom desacelerar e dirigir com cuidado.
nossa e interessante isso!sou de ms e aqui tem varias maravilhas como o buraco das araras.lagos de cores azuis e verdes sem contar a gruta de bonito que é linda...
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir