Geosuave!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

ENVIRONMENTAL TECHNOLOGIES

Tecnologia ambiental ou tecnologia verde são a aplicação das ciências ambientais para a proteção e conservação da natureza, espaço natural ou biodiversidade, no sentido de prevenir ou mitigar os impactos negativos do homem no ambiente. Nos tempos actuais, a tecnologia ambiental ganhou uma nova força, no sentido de corresponder as necessidades impostas pelo desenvolvimento sustentável.

As suas aplicações percorrem os vários ramos das ciências ambientais, desde os mecanismos de controlo de poluição, passando pelas novas tecnologias de desenvolvimento limpo.

Exemplos de Tecnologias ambientais;

Moinhos de vento foram inventados na Pérsia no séc. V. Eles foram usados para bombear água para irrigação. Os mecanismos básicos de um moinho de vento não mudaram desde então: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba (gerador de eletricidade).

Os ventos são gerados pela diferença de temperatura da terra e das águas, das planícies e das montanhas, das regiões equatoriais e dos pólos do planeta Terra.

A quantidade de energia disponível no vento varia de acordo com as estações do ano e as horas do dia. A topografia e a rugosidade do solo também tem grande influência na distribuição de freqüência de ocorrência dos ventos e de sua velocidade em um local. Além disso, a quantidade de energia eólica extraível numa região depende das características de desempenho, altura de operação e espaçamento horizontal dos sistemas de conversão de energia eólica instalados.


A Energia Solar Térmica, para além de ser a aplicação que mais pode ser utilizada para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e diminuir a dependência dos combustíveis fósseis, é a mais econômica e rentável das energias renováveis.



Carros híbridos

A principal vantagem dos carros híbridos é diminuir o consumo de combustível, o que ajuda a diminuir a poluição do ar. Eles são muito mais econômicos e prejudicam menos o ambiente do que os carros normais.

Todos os carros híbridos têm três componentes obrigatórios: o motor a combustão, o motor elétrico e as baterias. A maioria deles também tem um sistema que aproveita a energia do movimento (energia cinética) nas descidas ou quando o carro é freado para gerar eletricidade.